#Finanças

Como começar a investir o seu dinheiro

Uma das barreiras mais comuns para o início de um projeto de construção de riquezas é a própria dificuldade para lidar com o dinheiro no dia a dia.

As pessoas sabem que precisam poupar e investir para garantir segurança financeira. Mas as compras impulsivas, o desprezo pelos pequenos gastos e a dificuldade de contar com sobras ao fim do mês costumam minar totalmente a possibilidade de um plano de investimentos.

O problema é que a maioria das pessoas pensa como começar a investir antes de saber o que deseja conquistar com esse investimento. E a fórmula para uma vida rica é exatamente oposta a essa.

Como começar a investir: traçando objetivos

Iniciar um plano de investimentos não tem a ver com quanto você precisa poupar ou onde deve aplicar o seu dinheiro.

Na verdade, essas decisões devem ser precedidas por uma reflexão fundamental: seus objetivos de médio e longo prazo. São eles que irão impulsionar seu projeto de enriquecimento.

Se, por exemplo, sua família deseja fazer uma viagem para um lugar diferente dentro de um ano, prepare-se para ela. Estabeleça o plano, pesquise, faça um orçamento para realizá-lo.

Se o custo total for de R$ 5 mil, quebre o tabu e converse a respeito com a família. Explique as necessidades de cortes, elimine dos gastos aquilo que for menos importante e alinhe as expectativas com todos os envolvidos.

A partir do momento em que você começa a conversar mais sobre dinheiro e a traçar planos em comum, ideias se somam para encontrar soluções melhores do que aquelas que temos quando nossos recursos estão apenas parados na conta.

É incrível como, quando temos um projeto claro e sabemos quanto precisamos poupar para realizá-lo, passamos a ver pequenos sacrifícios como uma ponte para alcançar nossos sonhos.

O segredo de como começar a investir é falar mais sobre nossos planos, desejos e projetos, para sermos capazes de organizar o presente e construir um futuro melhor.

Postado em 07/05/2018
Compartilhe