#Finanças

Como construir riqueza sem perder qualidade de vida

Quando iniciei o Programa Inteligência Financeira, decidi focar naquilo que é mais caro a quem me procura: como construir riqueza sem perder qualidade de vida. Essa é a essência para uma vida rica. E hoje quero explicar por que afirmo isso.

A maioria das pessoas que busca enriquecer associa esse processo ao excesso de sacrifícios e à perda da qualidade de vida. 

Concordo que é preciso racionalizar gastos para enriquecer. E que, naturalmente, isso exige sacrifícios. Mas é perfeitamente possível ter qualidade de vida ao mesmo tempo em que se constrói um patrimônio sólido.

caminho para a independência financeira é longo e demanda energia. Por isso, tentar encurtá-lo abrindo mão da qualidade de vida não é inteligente.

Primeiro, porque não garante o retorno esperado. Segundo, porque é um desmotivador para seus adeptos. Basta pensar como seria ver sua felicidade ir embora hoje para, apenas no futuro, poder recuperá-la. É simplesmente inviável.

Por esse motivo, você precisa saber como construir riqueza do jeito inteligente. De uma forma que garanta que seu projeto dure por toda a vida. E a palavra de ordem, neste caso, é equilíbrio.

Como construir riqueza com equilíbrio 

Para saber como construir riqueza sem abrir mão da qualidade de vida presente, é preciso entender, antes de mais nada, o que é qualidade de vida para você. 

Você conversa com as pessoas que quer bem sobre dinheiro? Sobre sonhos, gostos, planos futuros? Talvez seja uma boa hora para começar. 

Quando as pessoas à sua volta entendem o que lhe é caro em termos de consumo, você passa a entender e valorizar os gastos que viabilizam sua qualidade de vida.

Da mesma forma, fazer isso te torna menos resistente a adaptações para um estilo de vida mais simples, que permita poupar parte da renda.

Por exemplo, o que é melhor: comprar um apartamento incrível e se endividar por anos a fio, ou adquirir um mais simples – e garantir uma verba para curtir toda a vida fora dele aos fins de semana?

Faça essa reflexão e diga-me o que acha aqui nos comentários abaixo. Responder a essa questão é um bom passo para você saber como construir riqueza da forma que deve ser. Com equilíbrio.  

Postado em 27/08/2018
Compartilhe