#Finanças

Como usar o cartão de crédito em seu planejamento

Uma das questões mais frequentes sobre finanças pessoais diz respeito a como usar o cartão de crédito. Muitas pessoas optam por pagar tudo no débito por temerem os juros rotativos. Mas tudo é uma questão de inteligência financeira.

Neste artigo, explico como usar o cartão de crédito de forma mais consciente para evitar dores de cabeça. Não é preciso abrir mão totalmente do débito. Porém, de fato, há mais vantagens em utilizar o cartão de crédito.

Como usar o cartão de crédito de maneira correta

Se alguma vez você entrou nos juros rotativos do cartão de crédito, sabe que são mesmo perigosos. Realmente, todos devem evitar ao máximo estourar a fatura para não encarar uma dívida que pode galopar rapidamente.

No entanto, o cartão de crédito funciona quando bem usado. Quem não planeja seus gastos de forma consciente corre sérios riscos de cair nos juros rotativos. Se você tiver controle sobre o orçamento mensal, o crédito pode lhe dar maior flexibilidade de escolhas. Isso porque, ao contrário do débito, a compra não é imediatamente descontada na conta corrente.

Essa é uma das vantagens do cartão de crédito: flexibilizar escolhas ao longo do mês. Porém, lembre-se de que essa flexibilidade deve respeitar um planejamento previamente estabelecido.

Como planejar os gastos com cartão de crédito

Com um planejamento bem desenhado, o cartão de crédito pode ser um aliado importante na administração das finanças pessoais. Uma boa dica é estipular um limite para o cartão de crédito e incluí-lo nos grandes gastos mensais, que são custos como moradia, transporte, educação e saúde.

O limite definido para o cartão de crédito não deve ser esgarçado a ponto de praticamente esgotar a renda mensal. Encontre um meio termo que lhe garanta uma margem para lidar com imprevistos. Outro aspecto importante do planejamento é acompanhar a fatura semanalmente para se certificar de que o limite está sendo respeitado. Esse monitoramento garante que você conseguirá quitar a fatura na data prevista.

Em resumo, o valor a ser gasto com o cartão de crédito deve respeitar, fundamentalmente, a renda mensal com alguma folga. Se isso estiver bem estabelecido, há poucos riscos de atrasar o pagamento e cair nos juros rotativos.

Benefícios do cartão de crédito

A principal vantagem do cartão de crédito é a possibilidade de entrar em programas de pontos. Isso garante descontos em uma série de produtos e serviços, além do acúmulo de milhas para passagens aéreas. Mas atenção: a perspectiva de obter benefícios não pode servir de desculpa para extrapolar o limite mensal estabelecido no planejamento. A decisão de gastar mais no cartão de crédito precisa estar atrelada a algum incremento na renda mensal.

Entender como usar o cartão de crédito ajuda bastante na administração das finanças pessoais. Não é necessário se afastar dele para controlar os gastos, basta planejar com cuidado.

 

Postado em 07/05/2018
Compartilhe