#Finanças

Como utilizar o cartão de crédito com verdadeira inteligência

O cartão de crédito é um dos melhores instrumentos de organização financeira. Se você me acompanha, sabe que não é de hoje que faço essa afirmação. Isso porque, quando concentramos os gastos nele, passamos a ter um controle inteligente de todos os gastos do mês. E isso ajuda muito no orçamento. Só que muita gente ainda não sabe como utilizar o cartão de crédito com inteligência. Não à toa, ele é visto por muitos como o maior vilão das finanças pessoais.

Compras desnecessárias, gastos além do orçamento, acúmulo de dívidas… Se saber como utilizar o cartão de crédito é algo positivo, o contrário pode ser capaz de minar todo o seu planejamento financeiro.

Por isso, é fundamental saber como utilizar o cartão de crédito com inteligência. Não só para evitar rombos nas contas, mas também para organizar o orçamento e obter vantagens. Quer um exemplo? Todas as viagens que fiz até hoje com minha esposa, Adriana, foram pagas com as milhas dos cartões.

O perigo do crédito rotativo

Gastar mais do que se tem e entrar no crédito rotativo é uma postura adotada por um grande número de famílias brasileiras. E ela precisa ser mudada. 

Se hoje é difícil para você entrar em uma loja e não consumir, talvez seja melhor deixar o cartão em casa antes de ir às compras. Não faz sentido se endividar com taxas tão altas. 

Agora, se você perceber que não terá dinheiro para quitar totalmente a fatura na data do vencimento, contate seu gerente, peça um empréstimo pessoal e pague à vista.

A dívida contraída pelo empréstimo pode ser paga em parcelas previamente conhecidas, que embutem juros seguramente menores do que os praticados no cartão, e cabem no seu orçamento. Desta forma, você evita contrair uma dívida cara e de rápida multiplicação.

Vantagens para quem sabe como utilizar o cartão de crédito 

Falar sobre os perigos do mau uso do cartão de crédito é chover no molhado. Por isso, é sempre importante salientar as vantagens que o bom uso pode gerar. E afirmo que não são poucas.

Quando você adota as melhores práticas do uso do cartão de crédito, ou seja, paga a fatura à vista e concentra a maior parte dos gastos nele, melhora seu histórico financeiro e começa a usufruir de diversas vantagens oferecidas pelas instituições.

Alguns exemplos que me vêm à cabeça: limites maiores, juros menores (mas ainda altos), parcerias que oferecem descontos, seguros de viagem, de bagagem e de aluguel de automóveis, serviços de concierge… Isso sem contar os programas de pontuação, que garantem descontos em passagens e aquisição de serviços.

O cliente que quita a fatura em dia cria um bom relacionamento, paga menos e recebe mais. Por isso, é fundamental assegurar uma rotina de controle que garanta gastos sempre dentro do orçamento.

Faça um acompanhamento regular das faturas parciais (pela internet ou pelo telefone) para facilitar seu planejamento pessoal e manter o orçamento sob controle. Você verá como utilizar o cartão de crédito dessa forma o tornará um grande aliado de suas finanças.

Postado em 03/09/2018
Compartilhe