#Finanças

Investir em conhecimento: a chave para o progresso

Se eu pedir para você falar um pouco sobre investimentos, o que vem à sua cabeça? Tesouro direto, ações, previdência, fundos imobiliários,…?

Todas essas respostas seriam plausíveis, sem dúvida. Mas existe um investimento que vem antes de todos esses, e que é o segredo de todas as pessoas que atingem o sucesso financeiro: investir em conhecimento.

Investir em conhecimento abre portas

Meu caso, por exemplo. Posso garantir que meu sucesso profissional só foi possível graças aos estudos aos quais tive acesso.

Foi por causa dos sacrifícios de meus pais, conscientes da importância de investir em conhecimento para a construção de uma vida bem-sucedida, que pude estudar em bons colégios, fazer graduação em uma das faculdades mais conceituadas do país e me especializar para ter um currículo que me credenciasse a trabalhar onde eu quisesse.

Foi a educação que me fez chegar onde estou hoje, com liberdade para fazer melhores escolhas e poder para ser o verdadeiro condutor do meu destino. E esse é um investimento que, apesar do meu currículo, não abro mão em meu cotidiano, para continuar evoluindo sempre.

Só que, infelizmente, a maioria das pessoas ignora a importância desse investimento. Muitas vezes, levadas pela crença de que a educação formal é suficiente para a carreira e de que o sucesso financeiro é mais fruto da sorte e do acaso do que de qualquer outro aspecto, como teria ocorrido com alguns dos maiores empresários que conhecemos. Mas, naturalmente, este é um equívoco.

Exceções que não fogem à regra

Claro que existem casos de pessoas que atingiram grande sucesso sem terem investido em educação formal. E não é preciso ir nem muito longe para provar isso.

O dono do SBT, Silvio Santos, e o fundador das Casas Bahia, Samuel Klein, são ótimos exemplos. Mesmo sem ensino superior, eles foram capazes de construir verdadeiros impérios, que seguem em crescimento até os dias de hoje.

Mas engana-se quem pensa que toda a prosperidade que eles tiveram foi fruto da sorte ou do acaso.

Na verdade, tanto um quanto o outro tiveram suas trajetórias marcadas pelo constante investimento em conhecimento e na obsessão pelo aprimoramento de conceitos e processos para otimizar seus negócios. Caso contrário, estariam condenados ao fracasso.

Por isso, minha recomendação para qualquer pessoa que deseja uma vida mais rica é que veja a aquisição de conhecimento não como um gasto, mas como um investimento. Um investimento prioritário.

Crie o hábito de investir em conhecimento

Se investir em conhecimento é tão fundamental para melhorar sua vida, você precisa arrumar maneiras de fazê-lo no seu dia a dia. E a melhor forma é por meio do desenvolvimento de um hábito para adquiri-lo.

Comece a ler livros sobre as especialidades que quer desenvolver, vá atrás de diferentes fontes de informação na sua área, faça cursos, seja uma pessoa curiosa.

Se você acredita que o estudo não cabe no seu orçamento, reveja gastos, e, se possível, reduza seu padrão de vida para que possa arcar com seu progresso. Acredite, vai valer a pena. Afinal, investir em conhecimento é a chave para o progresso.

Postado em 02/07/2018
Compartilhe