#Finanças

Qual o perfil do empreendedor?

Será que ter um negócio próprio é para qualquer pessoa? Muitos duvidam da existência de uma característica empreendedora, mas ela existe e tem papel fundamental no sucesso de um determinado negócio. No artigo de hoje, vou explicar qual o perfil do empreendedor com base nas cinco características que o definem.

Se você pensa em investir em uma ideia, saiba que é possível desenvolver as características que determinam qual o perfil do empreendedor. Claro que algumas pessoas já possuem certas virtudes por natureza, o que facilita o processo. Veja a seguir quais são esses cinco traços que compõem essa particularidade.

1- Visão para inovar e saber qual o perfil do empreendedor

O sucesso de um negócio está diretamente relacionado ao grau de inovação que ele apresenta. Se todo mundo já oferece determinado serviço, só consegue triunfar quem traz novas ideias. O bom empreendedor é aquele que enxerga mais à frente e consegue agregar novidades ao segmento escolhido.

Uma das formas de desenvolver essa virtude é projetar o negócio 10 anos à frente. Quais são as perspectivas? Há boas chances de crescimento até lá? Esse exercício de olhar para o futuro também ajuda a contrapor opiniões pessimistas de pessoas ao seu redor.

2- Capacidade para administrar riscos

A grande maioria dos empreendimentos vive altos e baixos. Em geral, um novo negócio demora algum tempo para engrenar e começar a dar lucro. O empreendedor deve estar pronto para assumir riscos que podem colocá-lo em situações desconfortáveis.

Contudo, lembre-se de que qualquer risco deve ser precedido por um estudo aprofundado que legitime aquela escolha. Cabe ao empreendedor compreender se determinado risco pode render bons frutos e quais as chances de dar certo.

3- Estabelecer bons relacionamentos

A capacidade de construir e cultivar bons relacionamentos é uma das chaves para o sucesso de um empreendedor. Por meio dessa característica, a pessoa consegue manter uma rede de contatos produtiva para traçar boas parcerias. Criar um ambiente de cooperação e resultados para todos os envolvidos gera um ciclo de prosperidade. Para desenvolver essa característica, esteja sempre aberto a novas oportunidades e nunca menospreze um bom networking.

4- Persistência

O êxito de um negócio não acontece da noite para o dia. Quem triunfa em mercados competitivos invariavelmente traz consigo uma grande dose de persistência. Bons empreendedores são persistentes para superar os desafios que surgem em diferentes momentos. Por vezes, essa virtude tem de sobressair no relacionamento com clientes problemáticos ou para encarar um concorrente em ascensão. Se você deseja ter sucesso com seu próprio negócio, tenha ambição para traçar grandes metas e persistência para cumpri-las.

5- Dedicação ao planejamento

O planejamento estratégico é o que separa uma boa ideia de uma execução precisa. Podemos citar uma série de empresas inovadoras que sucumbiram por não se planejarem adequadamente. E aqui está uma das principais características para saber qual o perfil do empreendedor: projetar o negócio nos mínimos detalhes. Isso envolve estudo do mercado e da concorrência, definição de metas dentro de uma régua de tempo e maior compreensão sobre o target do produto ou serviço oferecido.

Postado em 07/05/2018
Compartilhe