#Finanças

O que é necessário para alcançar o seu primeiro milhão

A busca pelo primeiro milhão de reais está no radar de muitas pessoas que começam a investir. Esse número simbólico representa a conquista da independência financeira e pode ser atingido com organização e disciplina.

Este artigo reúne algumas dicas para quem deseja alcançar o primeiro milhão. A cifra que hoje parece inatingível pode ficar mais próxima se você adotar as estratégias corretas. Vamos lá?

Estabeleça objetivos com diferentes prazos

Um dos segredos do acúmulo de dinheiro ao longo dos anos é a disciplina. Muitos iniciam seu plano de independência financeira de forma regrada e eficaz, mas o interrompem após poucos anos. Na maior parte dos casos, essa perda de fôlego se deve à falta de objetivos. 

Alguém pode supor que a busca pelo primeiro milhão já é um objetivo mais do que suficiente. No entanto, essa meta final precisa ser amparada por objetivos parciais ao longo do percurso. Pense que serão anos de esforço de poupança para atingir o grande sonho.

Imagine que você deseja acumular um milhão de reais para comprar a casa de seus sonhos. Perfeito, o objetivo final está definido. Mas até chegar lá, você pode estabelecer planos de prazo mais curto e que exigem menos recursos. Por exemplo, uma viagem para o exterior. Conciliar objetivos com diferentes datas de conclusão ajuda a manter a motivação.

Pense no futuro sem esquecer do presente

Existe um pensamento comum entre as pessoas que planejam conquistar metas específicas, como o primeiro milhão, que pode ser perigoso. Trata-se da ideia de sacrificar o presente em nome de um futuro de prosperidade. Essa postura é equivocada por diferentes razões.

Abrir mão da qualidade de vida em nome de um esforço hercúleo de poupança pode até parecer a escolha correta no início. Alguns se empolgam ao acelerar o processo de multiplicação, mas se esquecem de valorizar o presente. Resultado? As pessoas se tornam menos felizes e todo o esforço começa a perder sentido. 

Construir a aposentadoria não será importante se a sua vida não for bem vivida. O bem-estar deve ser priorizado mesmo quando estamos em um processo de acumulação. Para entender melhor a importância desse comportamento, recomendo a leitura deste artigo teoria dos baldes.

A fórmula do enriquecimento

Um bom planejamento financeiro – independentemente dos objetivos – passa pelo o que chamo de fórmula do enriquecimento. Sua lógica é bastante objetiva: gaste menos do que você ganha e invista a diferença com inteligência.

Primeiro ponto de atenção: gastar menos não é o mesmo que cortar gastos. O que proponho é um exercício mais minucioso. Olhe para seu orçamento e identifique como manter um padrão de vida interessante gastando menos do que recebe. O importante é criar essa margem para ter recursos a serem destinados aos seus investimentos.

Um erro recorrente nesse exame do orçamento doméstico é esticar demais a corda. Por exemplo: a pessoa recebe três mil reais mensais, acumula gastos até esgotar os três mil e sua ideia é poupar quando sobrar algum dinheiro. É claro que essa conduta não leva ao enriquecimento, pois falta disciplina e organização para poupar com regularidade.

Encontre seus gatilhos de motivação

Se você imagina que manter uma disciplina rígida por vários anos só é possível a pessoas motivadas, seu raciocínio está certo. Por isso, uma orientação importante é dedicar parte de sua renda mensal a atividades que elevem a sua qualidade de vida. São gastos com cursos, viagens e atividades recompensadoras.

Esse consumo voltado ao bem-estar não é um vilão para seu esforço de poupança. Aliás, seu efeito é exatamente inverso. À medida que você encontra seus gatilhos de motivação, seus investimentos se solidificam e os planos tendem a caminhar melhor.

Outra vantagem em abraçar gastos desse tipo é criar uma flexibilidade maior em seu orçamento. Você terá maior propensão em reduzir os gastos fixos com moradia, transporte e saúde. Em médio prazo, isso dará um fôlego extra ao orçamento e permitirá um reforço nos investimentos.

A importância de se prevenir contra imprevistos

A redução nos custos fixos do dia a dia, sugerida acima, tem outro efeito muito interessante em suas finanças. Isso porque os gastos com bem-estar e qualidade de vida são mais flexíveis. Uma viagem pode ser adiada, um curso pode ser interrompido e retomado mais à frente.

Essa margem para manobra no orçamento mensal é muito importante na administração de imprevistos. Quando acontecer algo que foge do seu controle, você terá condições de ajustar alguns compromissos para lidar com essa urgência. 

Por outro lado, um orçamento mais engessado cria uma dificuldade para quem se depara com algum imprevisto. Isso pode gerar um atraso de parcelas e até o acúmulo de dívidas.

É possível se aposentar com o primeiro milhão?

Agora que você já tem uma boa ideia de como iniciar a construção da independência financeira, vou esclarecer um ponto importante. Um milhão de reais é um montante robusto, mas não necessariamente vai garantir sua aposentadoria. Por que digo isso?

Se você aplicar um milhão de reais em uma boa carteira de investimentos, pode conseguir uma renda perpétua na casa dos quatro mil reais. Será que esse valor é suficiente para garantir o conforto de uma pessoa idosa? Há que se pensar no aumento do custo de vida com o passar dos anos. O plano de saúde ilustra bem esse ponto.

Portanto, a conquista do primeiro milhão pode ser vista como uma etapa na construção de seus sonhos. Chegar a essa cifra pode representar, por exemplo, uma oportunidade para empreender em algo que signifique muito para você. E o principal benefício da independência financeira é a liberdade de escolha que ela proporciona.

Comece a construção do seu primeiro milhão

Existem alguns segredos na busca pelo enriquecimento. Como vimos, flexibilizar o orçamento e valorizar a qualidade de vida são atitudes decisivas nesse sentido. Mas é claro que isso só será realmente determinante se você fizer boas escolhas de investimento.

Portanto, uma das chaves para alcançar a independência financeira é investir com inteligência. Se você deseja chegar mais rápido ao primeiro milhão, a qualidade da sua carteira de aplicações é determinante. Neste outro artigo do blog, abordo a importância de fazer escolhas consistentes para seus investimentos. Confira e comece a aprimorar sua carteira.

Postado em 17/02/2020
Compartilhe