Livros

Compre aqui os livros do Gustavo Cerbasi
Livro-Gustavo-Cerbasi-Empreendedores-Inteligentes-Enriquecem-Mais
Empreendedores Inteligentes Enriquecem Mais

Em épocas de crise econômica e desemprego em alta, cresce o número de pessoas que resolvem abrir a própria empresa. Em geral, esses empreendedores concentram todos os esforços no desenvolvimento de produtos ou serviços, sem se preocupar muito com um plano de negócios ou a parte financeira.
Duas situações costumam acontecer- ou o empreendedor ainda não tem condições de contratar especialistas para cuidar dos números e tenta gerenciá-los com seus conhecimentos básicos, ou então delega a tarefa e não quer mais saber do assunto. Em ambos os casos, ele fica no escuro, pois abre mão de uma parte importante da gestão.
Este livro reúne o conhecimento de que todo mundo precisa para entender as finanças do próprio negócio. Gustavo Cerbasi explica, em uma linguagem simples, os principais conceitos e termos técnicos dessa área, oferece dicas para assumir o controle financeiro e estratégias para o crescimento sustentável.
Entre os tópicos abordados em Empreendedores inteligentes enriquecem mais estão:
– Empreender como forma de investimento
– Como separar a pessoa física da jurídica mesmo quando as contas se misturam
– As finanças de um plano de negócios
– Como aproveitar melhor o serviço de seu contador
– O perigo de fazer empréstimos em vez de financiamentos
– Como interpretar a situação da empresa por meio dos números
– Os principais indicadores financeiros: rentabilidade, atividade, liquidez
– Como quantificar o ponto de equilíbrio da empresa
Ao final da leitura, o leitor saberá mapear a situação financeira da sua empresa utilizando o conjunto de ferramentas contábeis e de análise descrito ao longo dos capítulos. Isso servirá como um guia para a tomada de decisões. Quanto mais simples e eficaz for seu modelo de gestão, menos tempo será dedicado ao controle financeiro e mais tempo sobrará para o que realmente importa- vender, aprimorar-se e prosperar.

Como-organizar-sua-vida-financeira
Como Organizar Sua Vida Financeira

Para ajudar o cidadão comum, não especialista em finanças, em tempos de crise ou não, a ter mais consciência de suas escolhas financeiras, o livro: Como organizar sua vida financeira, de Gustavo Cerbasi, explica a rotina de gastos básicos e gastos eventuais, uso de crédito, investimentos e escolhas de bem-estar e segurança.
Gerenciar o próprio dinheiro muitas vezes é uma tarefa difícil para quem desconhece o poder do planejamento e da organização. Dicas simples de serem seguidas podem ser poderosas aliadas da saúde do bolso. Como organizar sua vida financeira traz orientações sobre como consumir mais, privar-se menos, aproveitar melhor as oportunidades de crédito, equilibrar dívidas, selecionar produtos financeiros, investir com correção, segurança e disciplina e, ainda, equilibrar as finanças para uma vida com mais realizações. Organizar a vida financeira não é complicado e requer apenas um esforço pessoal de disciplina e determinação, o que pode gerar como benefício produtividade e qualidade de vida.

adeus-aposentadoria
Adeus, Aposentadoria

Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre aposentadoria. A ideia de parar de trabalhar e se sustentar com um auxílio mensal é um conceito ultrapassado para dar conta do padrão de vida que queremos ter.

Bancos, empresas de previdência, fundos de pensão e o Ministério da Previdência Social recomendam que as pessoas poupem mais ao longo dos anos para chegarem com uma boa reserva à idade avançada. Mas será que apenas essa poupança resolve o problema?

Quem já passou dos 60 anos lamenta não ter se esforçado mais no passado e sabe que, mesmo que tivesse dobrado seu esforço, ainda estaria longe de uma situação confortável. Como estamos vivendo mais, com mais qualidade, custo de vida mais alto e maior nível educacional e cultural, a renda de uma aposentadoria – pública ou privada – não é suficiente hoje. A velha fórmula deixou de funcionar.

É preciso adotar um modelo realista para planejar o futuro. Reunindo pesquisas e reflexões sobre casos de fracasso e de sucesso, este livro propõe uma nova forma de enxergar o trabalho e de lidar com o dinheiro, oferecendo conselhos atualizados sobre a melhor maneira de se educar, de investir, de empreender e de gerenciar a carreira.

Ao longo de mais de uma década, Gustavo Cerbasi vem se dedicando a estudar e trabalhar com educação financeira, orientando públicos de diversas idades e classes sociais. Em Adeus, aposentadoria, ele apresenta um plano para administrar sua riqueza que inclui dicas personalizadas de acordo com sua faixa etária. Além disso, faz uma análise das modalidades existentes de aposentadoria e aponta suas principais falhas.

Sem dúvida, o desafio para conquistar uma vida futura mantendo o padrão atual e sem depender de ninguém é grande, mas é possível se começarmos a realizar esse projeto desde já.

Adeus, Aposentadoria! é uma leitura que irá transformar seus planos para a vida, indicado para todas as idades – incluindo aposentados e também aqueles que ainda não pensaram nesse assunto.

investimentos-inteligentes
Investimentos Inteligentes

Como vencer os obstáculos enfrentados por investidores iniciantes? O que não se deve fazer ao investir? Como conseguir bom desempenho nos investimentos sem cair na ladainha comercial de quem os oferece? Gustavo Cerbasi, um dos mais requisitados e respeitados consultores financeiros do Brasil, responde a essas e outras perguntas em Investimentos inteligentes, em edição revisada e atualizada relançada pela Editora Sextante em novembro de 2013.
Cerbasi desmistifica algumas questões e apresenta em linguagem acessível estratégias vencedoras e práticas para as mais conhecidas formas de investimentos, seja em renda fixa, ações, fundos, previdência privada ou imóveis, entre outras. “Não existe um único investimento perfeito, e sim maneiras mais indicadas de investir de acordo com as necessidades de cada pessoa”, explica.
Investimentos inteligentes é o segundo maior best-seller do autor. O objetivo deste livro é facilitar as decisões daqueles que, uma vez dispostos a investir suas reservas financeiras para multiplicá-las, ainda se sentem inseguros quanto à melhor estratégia ou estão confusos diante das muitas informações encontradas em livros, revistas, jornais e na internet. “Ele também é útil àqueles que já têm alguma experiência nos investimentos, mas que investem sem critérios”, complementa o autor.
Segundo Cerbasi, o Brasil de juros mais baixos e de consumidores mais atentos tornou a arte de investir mais interessante. “É preciso dedicar um tempo maior à pesquisa de alternativas, mas essa pesquisa é bastante recompensadora, pois oportunidades não estão mais nos esperando para que trombemos com elas nas ruas”, diz ele.
Saber investir é fundamental para quem quer alcançar a tão sonhada independência financeira. Repleto de estratégias e dicas práticas, este livro vai esclarecer todas as dúvidas sobre como investir de maneira inteligente e segura e garantir um futuro tranquilo.

tg_Dez_Bons_Conselhos_de_Meu_Pai
Dez Bons Conselhos de Meu Pai

O bom conselho é um ato de generosidade que nasce da observação e da experiência. Ele pode vir do pai, de outro familiar, de um amigo ou mesmo de um professor. É justamente essa bagagem pessoal que serviu de inspiração para Gustavo Cerbasi, consultor e palestrante de êxito e autor de livros com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos, escrever Dez bons conselhos de meu pai.
Cerbasi é um dos autores brasileiros mais bem-sucedidos e reconhecidos na área de finanças pessoais, dedicando-se desde cedo com afinco para vencer na profissão. Mas além do trabalho e do esforço para aproveitar as oportunidades que o levaram longe, sempre contou com conselhos fundamentais para o desenvolvimento de suas vidas profissional e pessoal. Além do pai biológico, outros três “pais” — o avô materno, um tio paterno e o técnico de natação — foram os pilares de sua formação, e a quem ele retribui ao dividir com leitores o que aprendeu desde pequeno, norteando seu sucesso.
“Conselhos são bem diferentes do conhecimento. Este último vem da reunião de experiências e aprendizados coletivos, que permitem formar teorias e modelos para solucionar problemas. O aconselhamento vem de experiências pessoais que permitem adaptar as teorias e o conhecimento à realidade de cada um.”, explica o autor.
As recomendações reunidas no livro servem de bússola para quem deseja progredir na carreira, se aperfeiçoar nas relações pessoais e ter uma vida mais recompensadora. A busca por prosperidade deveria caminhar lado a lado com o equilíbrio na esfera pessoal, o que nem sempre acontece. Normalmente, é preciso que se façam alguns sacrifícios e concessões ao longo da jornada, mas nunca se deve perder de vista a felicidade verdadeira e a satisfação pessoal.
Os dez conselhos recebidos por Gustavo Cerbasi são inspiradores e transformadores. Afinal, nas palavras do próprio autor, todo erro traz uma lição. Todo acerto, seja seu ou de terceiros, vale de exemplo.

Casais_Inteligentes_Enriquecem_Juntos
Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Grande parte dos problemas de relacionamento dos casais começa no dinheiro – no excesso ou na falta dele. Quando a renda do casal não dá conta dos gastos do mês, o dia-a-dia tende a uma desagradável monotonia e qualquer proposta mais romântica que envolva algum gasto é cortada pela raiz. As dificuldades decorrentes desta escassez geram conflitos entre o casal, que nem sempre percebe que o problema é financeiro. A frase “o dinheiro não está sobrando” pode ser traduzida pelo outro como “falta de romantismo”, “relacionamento caindo na rotina”, “ele é um pão-duro”, “ela não tem controle”, ou “essa não é a vida que eu esperava”. A falta de dinheiro enterra sonhos.
O grande charme do dinheiro está no fato de ele raramente se mostrar claramente como o vilão da história. Se falta dinheiro para um jantar romântico, o problema percebido é a falta de romantismo; se falta dinheiro para renovar o guarda-roupa, o problema percebido é o desleixo; se falta dinheiro para levar as crianças ao parque, o problema percebido é a falta de carinho. Todos culpados disfarçados de um erro comum: falta de habilidade em lidar com o dinheiro ou de torná-lo suficiente.
Por outro lado, quando a renda do casal é maior, raramente os dois chegam a um acordo sobre os hábitos de consumo de um e de outro e sobre a melhor maneira de administrar as finanças, o que também origina conflitos. Um reclama dos hábitos perdulários do outro, que, por sua vez, acha que muitas conquistas do casal estão sendo adiadas em razão dos desperdícios do parceiro. E os motivos para conflitos e discussões explosivas vão se acumulando.
Uma vida a dois planejada e com objetivos é mais feliz. Tenho constatado isso nos depoimentos que recebo de leitores que conseguiram administrar bem suas finanças ao longo dos anos e hoje desfrutam de uma vida sem privações. Também tenho ouvido, consternado, pessoas com certa idade confessarem que, se tivessem aprendido no passado algumas simples lições sobre a administração de seu patrimônio, hoje teriam uma vida mais folgada financeiramente.
Dependendo do perfil financeiro de cada um de vocês dois, o relacionamento pode ter tudo para dar certo – inclusive financeiramente – ou tudo para ser uma verdadeira bomba-relógio. É preciso aprender a lidar com o perfil de seu parceiro e criar condições para que os sonhos sejam conquistados e comemorados a dois, sempre.
Compreendam melhor questões como:
• Os benefícios de um planejamento financeiro de longo prazo
• Dicas para presentear seu amor gastando menos
• Crises financeiras do relacionamento
• Vida a dois: até que ponto juntar tudo
• As finanças dos casais com filhos
• Planos de previdência e seguros
• Como lidar com a mesada
• Como resistir à tentação de gastar
• Como lidar com a herança.

Os_Segredos_dos_Casais_Inteligentes
Os Segredos dos Casais Inteligentes

Em Os segredos dos casais inteligentes, o especialista em educação financeira Gustavo Cerbasi mostra que enriquecer ao lado do parceiro é possível. Basta ter método, determinação, persistência e uma boa dose de paciência.
Consagrado autor de Casais inteligentes enriquecem juntos, que vendeu mais de 1 milhão de exemplares, Cerbasi ensina como planejar o orçamento familiar de forma que o casal possa conquistar a independência financeira, sem abrir mão do bem-estar no presente. Repleto de exemplos e estratégias de eficiência comprovada, Os segredos dos casais inteligentes ajuda o leitor a compreender melhor e colocar em prática o processo de enriquecimento.
Com dicas práticas e histórias baseadas em casos reais, ele aborda temas como aposentadoria, planos de investimento, infidelidade financeira e orçamento para realização dos sonhos. O autor ressalta a necessidade de separar parte da renda para emergências e deixar algum dinheiro reservado para o lazer e o bem-estar. “O errado não é ter hobbies e caprichos, mas acabar estourando o cartão de crédito por não planejá-los”, afirma.
Cerbasi derruba várias crenças do senso comum e traz respostas surpreendentes para questões polêmicas:
• Como economizar sem abrir mão do conforto?
• Quanto poupar para garantir o futuro?
• Quais são os melhores investimentos?
• Abrir um negócio com o parceiro pode atrapalhar o relacionamento?
• Como evitar o divórcio, e como lidar com ele caso seja inevitável?
• Como ganhar vivendo em um imóvel alugado?
• Qual regime de separação de bens é mais indicado?
• Declaração de Imposto de Renda: juntos ou separados?
• Como conversar sobre dinheiro sem começar uma briga?

Pais_Inteligentes_Enriquecem_Seus_Filhos(1)
Pais Inteligentes Enriquecem Seus Filhos

Como ensinar e preparar os filhos para o bom uso do dinheiro?
Hoje em dia, inevitavelmente, crianças e jovens também estão em contato com questões financeiras. Afinal, eles pedem, querem e cobram sempre mais, exigem marcas e tipos de brinquedos, roupas, calçados, celulares e até lugares a serem freqüentados. É por isso que é imprescindível, desde cedo, direcioná-los bem para lidar com o dinheiro.
Pais inteligentes enriquecem seus filhos irá mostrar que o ato de educar financeiramente os seus filhos não precisa ser chato nem acompanhado de complicadas planilhas. O consultor financeiro Gustavo Cerbasi apresenta idéias e práticas cotidianas que, quando adotadas em famílias acompanhadas por ele, mostraram efeitos bastante positivos no modo de crianças e jovens lidarem com os próprios recursos e com a riqueza da família.
Você certamente já pensou que sua vida poderia ser, hoje, muito mais próspera se, desde cedo, tivesse aprendido a lidar com o dinheiro de modo adequado. Diante desse quadro, o que você está fazendo para ajudar seus filhos a se educarem financeiramente?
Este livro apresenta atitudes simples e ferramentas eficazes que podem ser utilizadas para que suas crianças adquiram uma postura bastante saudável em relação ao dinheiro. O livro apresenta uma metodologia de fácil aplicação que proporcionará a você e a seus filhos momentos de diversão repletos de aprendizado.
Você verá que a verdadeira herança que os pais podem deixar para os filhos é o ensinamento de como administrar melhor o dinheiro e formar o próprio patrimônio.

Dinheiro__Os_segredos_de_quem_tem
Dinheiro – Os segredos de quem tem

Você sabia que:
– Alugar um apartamento pode lhe deixar muito melhor financeiramente do que comprar um?
– A aposentadoria pode vir a ser a fase mais próspera de sua vida?
– Talvez sua aposentadoria não demore tanto a chegar quanto você pensa?
– Você pode estar correndo o sério risco de ter que depender de seus filhos para alimentar sua velhice?
– Qualquer um é capaz de enriquecer sem depender da sorte?
O conhecimento financeiro está muito mais ligado às decisões do dia-a-dia das pessoas, por isso é importante conhecer bem este assunto. Se uma das questões formuladas acima lhe deixou pensativo, você não pode deixar de ler este livro.
DINHEIRO – OS SEGREDOS DE QUEM TEM irá tratar, de forma simples e didática, dos seguintes pontos:
– O que fazer para garantir o seu futuro sem ter que depender do governo.
– Quais os problemas mais comuns que nos impedem de poupar.
– Mentalidade de pobre x mentalidade de rico.
– Cinco crenças que dificultam o caminho para a construção da sua fortuna.
– A fórmula para a abundância financeira.

Mais_Tempo_Mais_Dinheiro
Mais Tempo, Mais Dinheiro

Uma das máximas do capitalismo – “Tempo é Dinheiro” – é questionada por Gustavo Cerbasi e Christian Barbosa, dois dos mais respeitados especialistas em gestão do dinheiro e do tempo respectivamente. Para os autores, tempo e dinheiro não são exatamente a mesma coisa. “Ambos são riquezas distintas que, somadas e bem utilizadas, conferem um novo sentido ao conceito de prosperidade. Há maneiras de ganhar dinheiro sem consumir o nosso tempo, bem como o tempo mal aproveitado pode custar muito dinheiro. Em resumo, ter mais dinheiro não significa gastar menos, e que ter mais tempo não significa adotar uma maçante disciplina militar”, explica Cerbasi.
Quando os dois se conheceram – apresentados por um amigo em comum – acharam que o trabalho de um não tinha nada que ver com o do outro. “Mas, ao ler os livros do Gustavo, achei diversas evidências de quanto os dois temas – tempo e dinheiro – estão ligados. Ele ensina, por exemplo, que o banco é um bom aliado quando você sabe utilizar bem. O seu banco pessoal de horas – o tempo – funciona da mesma forma. Ele não é vilão, muito pelo contrário, é igual para todos. Na verdade, é a única riqueza na face da Terra disponível em quantidade idêntica para cada ser humano vivo. O problema, então, não é a quantidade de tempo que as pessoas possuem, mas sim a forma como ela utiliza esse recurso. E este é o mesmo pensamento de Gustavo para a gestão do dinheiro”, explica Barbosa.
No livro, Cerbasi e Barbosa dão dicas para diagnosticar se o leitor está ou não no caminho certo. Os autores explicam que são raras as pessoas que conseguem, por exemplo, identificar aquilo que é realmente importante na sua vida, mais raras ainda são aquelas que conseguem definir o que é prioritário ou mais importante. “Infelizmente, muitas pessoas só param para descobrir isso quando encaram uma situação trágica de frente, como um acidente ou um assalto. Nossa mensagem no livro é clara para isso: você não precisa esperar nada desagradável para dar valor ao importante”, defende Cerbasi.
Este processo resultou num livro que consegue traduzir as técnicas e ideias de cada um dos seus autores. “Obviamente, nossas ideias se complementam, às vezes se misturam em um só conceito e em outras situações simplesmente conflitam e geram um ponto de reflexão ou de escolha individual do leitor”, explica Christian. Como consequência, os autores decidiram destacar claramente as passagens contendo orientações, opiniões ou conclusões consideradas pessoais em boxes que aparecem no decorrer do livro.
A confecção do livro foi um exemplo da boa administração de recursos. “Gustavo e eu somos dois profissionais que sofremos uma demanda muito grande de tempo, mas conseguimos, com método e disciplina escrever este livro em menos de 30 dias, após um planejamento individual de seis meses”, conta Christian. As ideias foram traçadas numa primeira reunião na qual discutiram os métodos que usariam para viabilizar a obra e no dia seguinte, partiram para o trabalho: Juntos traçaram um roteiro de temas que gostariam de abordar no livro, Christian realizou um levantamento dos dados e este conteúdo foi enviado ao Cerbasi, que discorreu sobre cada um deles.

Smart_Couples_Get_Rich_Together
Smart Couples Get Rich Together

Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, o maior best-seller de Gustavo Cerbasi, está também disponível em inglês na versão digital, em brilhante tradução e adaptação feita por P. Clayton D. Causey.

Cartas_a_um_Jovem_Investidor
Cartas a um Jovem Investidor

Gustavo Cerbasi conseguiu ainda muito jovem, aos 31 anos de idade, a proeza de conquistar o seu primeiro milhão de reais. No gênero Finanças Pessoais, é um dos autores mais vendidos no país. Agora, Cerbasi divide a sabedoria que tem com aqueles que pretendem não só ficar ricos com a conquista do primeiro milhão, mas também manter as finanças em dia, aprendendo a colocar o dinheiro em aplicações mais rentáveis que a Caderneta de Poupança.
Em Cartas a um jovem investidor, o autor revela que até os 24 anos de idade mal pensava no seu futuro ou na sua renda; que não passava de um bom aluno na faculdade de Administração, na qual tinha sérias dificuldades em acompanhar as aulas de Finanças, tema em que viraria um verdadeiro expert. “Mas assim que me formei fui convidado a ajudar um colega de classe da faculdade em um trabalho — adivinhe em qual área? — a de consultoria financeira. Não entendia nada do assunto (…). Aprendi finanças assim: tentando entender o que os outros, que sabiam muito, haviam feito”, confessa Cerbasi
Cerbasi escreve as cartas não só para investidores jovens, mas também para jovens investidores de idades mais avançadas. “Já vi várias senhoras aposentadas se tornarem grandes investidoras em ações (…) O propósito de investir é aumentar sua riqueza (…) Poupar para o futuro é questão de sobrevivência. Daqui a alguns anos você deixará de trabalhar, por vontade própria ou não. É fundamental entender que sua renda atual serve não somente para sustentar o mês corrente, mas para sustentar sua vida. Por isso, ao menos uma parte dessa renda deve ser posta para trabalhar num plano de previdência, em fundos de investimentos ou em um negócio de sua escolha para que você tenha de onde tirar o sustento de uma vida confortável na aposentadoria”, ressalta
O autor garante ainda que um investidor de sucesso não necessita de anos de preparo obsessivo, mas precisa saber fazer escolhas maduras. “Investir é adquirir uma boa dose de liberdade na vida, pois das carreiras com carteira assinada podemos ser despedidos subitamente, enquanto na carreira de investidor nunca perderemos o “emprego”, diz.

©2012-2016 Mais Dinheiro. Todos os direitos reservados.